top of page

Sobre

          O GEPEC é um grupo de estudos e pesquisas, cadastrado na base de dados do Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, no estado do Rio de Janeiro. Anteriormente, denominava-se "Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura".  Em sua reformulação,  modificou a denominação do grupo o qual recebeu o nome de "Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Cultura".

          Sua história tem início em 2013 quando foi cadastrado no DGP/CNPq. Apesar do GEPEC ter iniciado em 2013, os pesquisadores do grupo são egressos de outro grupo de pesquisa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, em que trabalhavam na linha de etnomatemática, atuando com seus orientandos de Pós-Graduação em projetos de pesquisa que hoje estão incorporados ao GEPEC. Da mesma forma, os orientandos destes pesquisadores, com trabalhos ainda não concluídos, também migraram para o GEPEC, o que implica que a atuação deste grupo de pesquisa já vem se desenvolvendo há mais tempo.

           Atualmente, o GEPEC tem quatro pesquisadores, dos quais três atuam com pesquisa na linha de etnomatemática. Possui estudantes de Pós-graduação, dos quais alguns atuam na linha de etnomatemática. Destes estudantes, alguns são orientandos de dissertação de mestrado e outros são orientandos de tese de doutorado, sendo que um deles já atua no grupo desde que era estudante de mestrado. O grupo conta, ainda, com um mestre e duas mestras em que dois atuam na linha de etnomatemática.

      O Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Cultura - GEPEC por intermédio de seus pesquisadores tem atuado no aprimoramento da formação continuada de professores de Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia do Brasil, além de professores de secretarias de educação oriundos de demanda social. Seu propósito é a formação de novos pesquisadores em etnomatemática, através de orientações de dissertações de mestrado acadêmico e orientações de teses de doutorado.

          O GEPEC possui quatro linhas de pesquisa: etnomatemática, educação escolar indígena, educação do campo e afetividade. Os pesquisadores os quais compõem cada uma dessas linhas desenvolvem pesquisas sobre formação e prática docentes, visando melhorar a práxis e fortalecer atitudes de respeito, solidariedade e empatia para com os estudantes e para os quais a atividade profissional docente se constitui. Além de atuarem na educação escolar indígena, educação quilombola e educação do campo na intenção de desvelar a cultura de cada um grupo sociocultural, permitindo-lhes fortalecer e empoderar identidades.

           Quase todas as pesquisas são entremeadas com a linha de afetividade, já que o GEPEC considera que somos seres humanos completos e que a cognitividade é fortalecida quando a afetividade atua junto para a promoção da aprendizagem significativa (AUSUBEL, 2000).

          No decorrer de sua trajetória o GEPEC já formou vários pesquisadores, muitos deles  oriundos de Institutos Federais de Educação, a saber: IFGoiano, IFAP, IFMG, IFR, IFRO, IFAM, IFES, IFPA, IFC, IFF. Entretanto, não foram só os professores de Institutos Federais. O GEPEC já atuou com professores de secretarias de estados e municípios. À esses profissionais foi possibilitado uma formação voltada para a melhoria do ensino, para a contextualização dos conteúdos escolares e para a interdisciplinaridade.

            O GEPEC conta com uma vasta produção. Os pesquisadores e os estudantes já publicaram inúmeros trabalhos em eventos nacionais e internacionais, dando destaque, na área de educação matemática, para o Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM; Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEMAT; Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEM; Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm; entre outros. Na área de educação damos destaque ao Seminário internacional - As redes educativas e as tecnologias; Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade - EDUCON, entre outros.

         Além de participação em eventos, membros do GEPEC dispõem alguns artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Algumas dessas revistas têm qualificação A pela CAPES. Conta, ainda, com a publicação de livros e capítulos de livros.

         O GEPEC é um grupo que contribui para a qualificação profissional e, ao mesmo tempo, tem um amplo alcance geográfico por atuar em quase todas as regiões brasileiras.

bottom of page